13 dicas para fotógrafos iniciantes
Compartilhe
1 – Não se preocupe em ter os melhores e mais caros equipamentos.
Como já disse no artigo sobre “qual câmera devo comprar?” o mais importante é a pessoa por trás da câmera do que a câmera em si. É possível produzir belas imagens com qualquer tipo de câmera: seja a do seu celular ou com aquela compacta básica. Aproveite esse período e treine o seu olhar. Busque novos ângulos, perspectivas, pontos de vista. E claro, faça bastante foto. Praticar sempre.2 – Esteja com a câmera em mãos sempre que possível.
É aquela coisa… na dúvida, leve a câmera. Bem naquele momento que você nem espera que vai fazer uma foto… uma cena linda se forma diante de você. Algumas vezes é possível retornar ao local numa outra hora e boa. Mas nem sempre isso é possível. Então, na dúvida leve a câmera com você sempre que puder.3 – Compre uma boa mochila.
Equipamentos não são baratos e precisam ser bem guardados. Pense comigo: você gasta seu dinheirinho suado num bom equipamento e guarda em uma mochilinha qualquer? Não! Use as bolsas/mochilas próprias para equipamento fotográfico. Elas são feitas especialmente para isso, possuem divisórias e espuma para evitar choque entre os itens. Existem modelos de todos os preços e tamanhos. Procure o que mais se adéqua a sua necessidade. verifique com Lucas Lapa ele tem as melhores opções e preços.4 – Aprenda os princípios básicos.
Entenda o “tripé básico” da fotografia e explore o modo criativo de sua câmera, comece finalmente a fotografar no modo manual. Você vai ver a diferença quando se tem o controle da câmera.5 – Curta o processo de aprendizado.
O legal da fotografia é que podemos aprender algo novo todos os dias. Podemos nos inspirar com coisas simples: comece a olhar as coisas ao seu redor com olhares de fotógrafo. Pense num ângulo diferente para uma coisa comum. Fazendo isso percebemos oportunidades a todo momento. Tudo é ‘fotografável’. Solte a criatividade, olhe ao redor e esteja aberto a experimentar.6 – Fotografe regularmente.
O ideal seria fotografar todos os dias. Essa é a melhor forma de treinar a técnica e o olhar. Se não for possível todos os dias, tente fazer o mais frequente possível. Se ficar muito tempo você provavelmente vai esquecer das técnicas que aprendeu. Para forçar você mesmo a fazer fotos com regularidade comece projetos! O mais comum é o Projeto 365: você tira uma foto por dia durante um ano. O legal de participar de um projeto assim é que te força a fazer pelo menos 1 foto todo dia.7 – Participe de grupos e encontros fotográficos.
Quase todas as cidades tem gurpos de saidas e encontros. O legal de participar é que você faz amizades, troca conhecimento com outros que compartilham de sua paixão e ainda participa de passeios. Os grupos de encontros estão sempre organizando passeios fotográficos, exposições, concursos. É muito legal participar! A diversão é garantida e de quebra você ainda aprende mais sobre fotografia: ganha-ganha!. Dê uma procurada e provavelmente terá algum em sua cidade. E se não tiver, procure por nós, estamos com o Projeto FOTO ENCONTRO BRASIL saiba mais clicando aqui.8 – Faça uma lista de fotografias que você quer fazer.
Como nem sempre é possível levar a câmera, faça anotações quando se deparar com uma situação que gostaria de fotografar e depois volte para fazer a foto. Se você não tem um bloquinho e caneta, seu celular provavelmente tem um aplicativo de bloco de notas! Pronto, anote ali os detalhes como local e hora do dia para pegar aquela luz bonita, etc.9 – Teste as opções de sua câmera.
Mesmo se a sua câmera for do estilo ‘point and shoot’ ela vai te oferecer opções de configuração. Devore o manual e se familiarize com as funcionalidades da sua câmera. Teste outros modos, mude as opções. Uma coisa legal é fazer a mesma foto com opções de configuração diferentes e depois ver o que mudou na sua imagem final. Assim você aprende o que cada opção significa e pode saber na prática qual você mais gosta. Teste!10 – Busque inspiração.
Não só no início, mas sempre em nossa caminhada, é preciso inspiração. Veja trabalhos de fotógrafos consagrados no tema de sua preferência. Compre livros de fotografia, siga suas referencias no instagram e pare um tempo em cada foto. Olhe com calma, preste atenção na composição, no objeto de destaque, nos componentes da imagem. Isso é fundamental. Digo que dominar a parte técnica é apenas o começo, pois o trabalho de fato começa quando aprendemos a compor uma boa imagem.11 – Não subestime as coisas simples que estão ao seu redor.
Isso se alia ao item 6 (fotografe regularmente). Você não precisa ir pra lugares paradisíacos para praticar. Claro que viajar é sempre bom, mas não se limite a isso. Explore a sua casa, bicho de estimação, filhos, parceiro/a. Saia pelo seu bairro. Vá até o parque da cidade. Tente olhar pra esses lugares como se nunca tivesse passado ali. Essas coisas simples normalmente rendem ótimas fotos. Arrisque!12 – Edite suas fotos.
O processo fotográfico não termina quando você pressiona o botão da câmera. Depois que você passou suas fotos para o computador é hora de editar. Entenda que isso faz parte do processo e é necessário sim. Não faça como alguns iniciantes que pensam que o bom fotógrafo é aquele que não precisa nem editar suas imagens. Essa é a forma que um iniciante enxerga o processo. Quando se tem mais experiência e olhar apurado é fato que você vai gastar um tempo editando suas imagens e melhorando contraste, claros, escuros, ruído, nitidez, temperatura de cor, etc. Existem softwares gratuitos e bem bacanas que você pode instalar agora e começar a mexer. Uma opção legal é o Gimp . Existem até opções online, como é o caso do Pixlr. É claro que eles são limitados, mas já dá pra iniciar no assunto e começar a enxergar um caminho de possibilidades. E de quebra produzir uma imagem mais bonita. Depois, conforme for pegando gosto pela coisa, apurando seu olhar, invista em um mais robusto e completo como o Lightroom, da Adobe. Apenas cuidado com os “efeitos” de alguns softwares. Aqui também cabe o conceito “menos é mais”.13 – Cuide bem de seu equipamento.
Mantenha guardado em um local arejado e longe da luz. Se estiver em situações adversas (como no meio do mato, na praia) cuide para que não pegue poeira, umidade. Se tiver uma DSLR, muito cuidado na hora de trocar a lente. Prefira fazer isso em um local fechado e sem vento! A poeira pode danificar e riscar sua lente. Expor seu equipamento em umidade pode favorecer o aparecimento de fungos. Compre um kit de limpeza e sempre que voltar de seus passeios separe um tempinho pra limpar o brinquedo! No mercado livre é possível encontrar muitas opções e entre R$30 – R$50 você compra um kit bacana pra cuidar do seu equipamento.Essas dicas podem parecer simples mas fazem a diferença principalmente quando se está começando.
Gostou das dicas? Tem outras pra compartilhar? conta pra mim.